terça-feira, 10 de maio de 2011

Depoimentos de professores sobre conhecimneto popular



LUCÉLIA REIS DA SILVA
Professora do 1º ano do Ensino Fundamental
Escola Municipal de Educação Infantil Aracy Alves Pinto

                Trabalhar com o conhecimento prévio do aluno é muito gratificante, pois os mesmos ficam motivados para fazer as atividades quando estas abordam assuntos pertencentes ao seu cotidiano, assim assimilam mais facilmente o conteúdo aplicado.


CARLA VIEIRA LIMA
Professora e Coordenadora Pedagógica
Escola Municipal de Educação Infantil Aracy Alves Pinto

No início do processo educativo, as mentes dos alunos não estão vazias, como algo que deva ser preenchido por um conjunto de idéias prontas, considerando-os como “robôs”. Ao contrário, quando chegam à sala de aula os alunos já possuem conhecimentos (chamados prévios) advindos da sua experiência com o mundo, adquiridos através de diversas situações, tais como: ida ao mercado com os pais, letreiros diversos, passeios nas ruas, convívio social, experiência com o meio, etc.
Portanto é fundamental que o educador considere os conhecimentos que a criança tem. O resgate do conhecimento prévio dos educandos deve servir de ponto de partida para então elaborar propostas de atividades desafiadoras e interessantes. Levando em conta essas experiências, (já adquiridas pelos alunos) o novo conhecimento passa a ser mais significativo.
A exemplo de propostas pedagógicas relevantes nesse sentido podemos citar o debate, que consiste em uma atividade, onde o professor, antes de iniciar um determinado conteúdo lança perguntas aos alunos, afim de que estes compartilhe oralmente suas idéias e discuta suas opiniões.
Nesse momento o professor deve anotar as respostas das crianças com o objetivo de identificar e considerar os conhecimentos prévios dos mesmos em relação ao tema a ser estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário