terça-feira, 10 de maio de 2011

Depoimentos de Universitárias



Luciana Rodrigues de Souza Teodoro
Graduada em pedagogia
Sou professora com formação em Pedagogia, leciono a seis anos e nesse período tenho vivenciado muitos experiências em sala de aula que certamente serão inesquecíveis. Nos últimos três anos tenho trabalhado com 1º ano, e nesta faixa etária as são bastante expressivas, e nós educadores devemos está preparados para aproveitar seus conhecimentos prévios, que contribuem e enriquecem as aulas.
Uma experiência interessante aconteceu em uma aula trabalhávamos sobre sistema monetário, e uma aluna de 6 anos com muita agilidade resolvia os desafios propostas, então ela relatou que ajudava no comércio da família,e seus conhecimentos contribuíram para que ajudasse outros colegas.
Outra situação acorreu quando estudávamos sobre o dia a dia, resolvi pesquisar algumas palavras da língua indígena para mostrar às crianças a contribuição desse povo na formação da linguagem e ao chegar na sala um aluno que costuma visitar a aldeia, possuía conhecimentos de outras palavras que contribuiu para um momento de aprendizagem e interação da turma.


Lucielma Rodrigues de Souza
Graduada em pedagogia

È de fundamental importância que o educador oportunize os educandos a expressarem suas opiniões e relatarem suas vivências cotidianas, por ser a escola um espaço social onde a troca de experiências é valorizada para melhor interação da turma.
Uma das experiência que vivenciei em uma turma da educação infantil, quando estava trabalhando o projeto jardim a turma confeccionou uma maquete com massa de modelar explorando o que há no jardim e foi possível perceber quanto conhecimento e criatividade daquelas crianças tão pequenas, uma delas se sobre saiu contando aos colegas como se dava o desenvolvimento da borboleta e o papel do sapo na natureza, esse conhecimento ela já havia adquirido em casa com seus familiares.

 Ademagna,
Marilene,
Erica,
Eilaine e
Joanice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário