terça-feira, 10 de maio de 2011

Conhecimentos

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA


Iracema Moreira de Oliveira
Manuziele Oliveira da Silva
Soelia da Silva Santos


Pesquisa e Prática Pedagógica

PORTO SEGURO

2011


     

                    Atividade apresentada como requisito parcial de avaliação da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica, sob a orientação da Professora Ana Cristina Farias, do Curso de Pedagogia, da Universidade Salvador – Unifacs


Tutora Local: Fabiana Pereira


Texto


O conhecimento é a virtude do homem conhecedor de suas ações, visto que, há uma necessidade em aprimorar o mesmo, visando colher os verdadeiros frutos promovidos pela sabedoria.
Baseado nas apresentações realizada em sala de aula podemos observar que, os grupos demonstraram conhecimento dos conteúdos transmitidos, as apresentações foram estruturadas em slaids. Todos os grupos passaram com segurança o conhecimento obtido.
Em uma das apresentações algo bastante interessante nos chama atenção, descobrimos que até o “analfabeto é letrado”, pois o mesmo está imerso a tecnologia que o rodeia. A leitura e a escrita são requisito essenciais para novas descobertas. Sendo assim, o ser humano pode avalia-se analisar-se e compreender a leitura e a escrita.
Com a troca de conhecimento existente nas aulas de Pesquisa e Pratica Pedagogia e através dos trabalhos realizados em grupos, chegamos à conclusão de que, o conhecimento segue seu dono em qual quer lugar e o sujeito é responsável pelo seu próprio conhecimento.
Neste semestre, muitas foram às dificuldades, porém maior aprendizagem. Na disciplina de Filosofia conhecemos a vertente do amor e da sabedoria que nos guia no decifrar da nossa realidade, do mundo e dos outros, onde o homem pode entender o mundo e construir novos significados. É o momento de refletir sobre um novo olhar para o mundo e principalmente para a educação, sendo necessário saciar a sede ao desenvolvimento da sabedoria e do amor, que acompanham os profissionais formadores de opinião. 
Em didática compreendemos a importância do conhecer as tendências pedagógicas para aprimorar nosso desempenho em sala de aula, como os profissionais necessitam de usar meios didáticos para transmitir conhecimento, sendo preciso lembrar-se do planejamento como alicerce forte para o desenvolvimento de aulas de qualidade. Visto que, a tecnologia possibilita momentos marcantes junto à didática em sala de aula com objetivos, meios e fins, vivenciando num mundo globalizado com novas informações.
A disciplina de tecnologia foi bastante marcante. Vivenciamos grandes emoções, descobrimos, pesquisamos, analisamos, trocamos experiências e através da tecnologia trouxemos essas ações para realidade em sala de aula, contribuindo e promovendo uma educação de qualidade; requisito exigido no mundo contemporâneo. Sabemos que este novo mundo também, pode trazer avanços exagerados, principalmente no que se direciona aos jovens. No entanto é fundamental aprimorar estes conhecimentos, no que há de melhor a aprendizagem.
Em Psicologia, entendemos o processo de acompanhamento físico e psicológico do desenvolvimento do ser humano, desde infância até seu mundo adulto. Compreendemos que o individuo a todo o momento está sendo estudado, passando por várias fases de crescimento, seja no intelectual, físico ou social para que futuramente o seu psíquico esteja preparado para as situações vivenciadas, principalmente no mundo contemporâneo, onde a violência e a aprendizagem são graves problemas.
 É de fundamental importância, a participação não só da escola, como da família e da sociedade, para que, o processo de ensino e aprendizagem seja um caminho para um futuro melhor, derrubando barreiras, destruindo a violência e alcançando a qualidade de vida tão desejada pela sociedade, deixando para traz a violência e o fracasso escolar.  
Na disciplina de currículo, conhecemos a diferença de um currículo comum sob um currículo preparado para uma instituição escolar. Aprendemos sobre as teorias e suas características, a importância da escola cidadã na formação do individuo critico. Compreendemos a posição da LDB, com relação à cultura e política educacional, para estruturação da identidade do sujeito.
Neste contexto também, fomos à busca de entender como funciona o processo da interdisciplinaridade
e da multirreferencialidade no âmbito educacional. Visto que para entender estes processos é necessário trabalhar as varias raças, culturas religiões e regiões existentes em nosso mundo, assim como identificar os temas transversais que nos leva a uma amplitude no conhecimento.
Em sexualidade, vivemos os momentos de derrubar os tabus existentes, pois bem, descobrimos que a criança ainda quando se amamentado sente manifestações de sexualidade. Aprendemos a diferenciar sexo, gênero e sexualidade, as várias fases do desenvolvimento humano até o momento da adolescência, a importância de conhecer a fundo estes temas que estão expostos em nossa vida por estes motivos ficam visto que é necessário conhecer os blocos de conteúdos que possibilita explorar a sexualidade na escola.


No entanto descobrimos o como educar para sexualidade, envolvendo família e sociedade, no intuito de amenizar os preconceitos existentes com relação a este tema, levamos os nossos conhecimento até os PCN S para melhor compreender os temas transversais, podendo assim, estudar o Corpo, Matriz da sexualidade, pois é através do nosso dele que descobrimos os primeiros passos para nossa compreensão sobre a sexualidade.
Por tanto, concluirmos que o homem tem a possibilidade de atingir com certeza todos os limites encontrados durante sua existência, tornando-se participante de uma nova realidade, onde a educação, o conhecimento e aprendizagem sejam motivos de lutas constantes, visando fazer a diferença na sua vida e no mundo.

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