terça-feira, 10 de maio de 2011

Entrevistas com alunas de Ensino Médio, IFBA (Tecnologia e alimentos) e universitária.

:
 Por Luzineide Correia Disciplina: PPP-III (Pesquisa e Prática Pedagógica)


Nome do entrevistado: Kézia Ribeiro Gonzaga
Unidade de Ensino: IFBA – Instituto Federal da Bahia
Curso: Tecnologia de Alimentos


Luzineide Correia PPP-III: De que forma o processo de aprendizagem em sala de aula, tem influenciado em seu dia a dia?
Kézia Ribeiro: A aprendizagem em sala de aula – seja ela no laboratório ou teórica – tem influenciado o meu dia a dia ao passo em que posso vivenciar e por em prática os processos vistos em sala, no meu caso, aspectos relacionados a alimentos, valor nutricional, conservação, rotulagem e etc.

Luzineide Correia PPP-III: Como você se vê diante do que já sabe e do que precisa aprender?
Kézia Ribeiro: Dinte do que já sei preocupo-me em não esquecer armazenando as informações da melhor forma possível passando-as a diante e praticando o conhecimento obtido. Sobre o que ainda preciso aprender tento procurar veículos que me levem à informação desejada, sabendo que nunca saberei tudo, sempre existirá algo novo a ser absorvido.

Luzineide Correia PPP-III: Visto que estamos sempre aprendendo, qual deve ser a postura do educando frente ao conhecimento?

Kézia Ribeiro: O educando deve ter em mente que em nosso atual mundo globalizado, as informações circulam muito rápido e fácil, dessa forma a todo o momento há pesquisas sendo feitas, descobertas sendo realizadas e teorias sendo derrubadas por novas teses. Dessa forma é necessária uma constante atualização e reciclagem do que se está tentando aprender.

Luzineide Correia PPP-III: Qual a sua perspectiva para o futuro com base em seus conhecimentos educacionais?
Kézia Ribeiro: Com a minha formação espero poder contribuir para o desenvolvimento do Brasil na área alimentícia e de legislação sanitária. Principalmente no meu estado e na minha região que carecem de profissionais nessa área.

Luzineide Correia PPP-III: Se você fosse um professor qual seria sua contribuição para melhorar a educação no Brasil?
              Kézia Ribeiro: Como professor, me posicionaria de uma forma mais pessoal e                      mais próxima possível para com meus alunos, visto que nas salas de aula atuais a relação aluno-professor tem sido muito superficial o que acarreta muitos problemas como o Bullyng, e a difícil detecção da dislexia e outros problemas na aprendizagem que tecnologia nenhuma poderá resolver apenas a convivência e a relação pessoal baseada no diálogo e acompanhamento podem prover.





Entrevista: Por Geisiane Ribeiro     Disciplina: PPP-III (Pesquisa e Prática Pedagógica)

Estudante entrevistada: Priscilla Souza de Almeida
Unidade de Ensino: UNEMAT (Universidade do Estado do Mato Grosso)
Curso: LETRAS


Geisiane PPP-III: De que forma o processo de aprendizagem em sala de aula, tem influenciado em seu dia a dia?
Priscilla Almeida: A visão de mundo que a sala de aula em conjunto com professores e alunos oferece proporciona uma melhor compreensão do papel critico que cada cidadão deve desenvolver isso aguça-nos a deixar de lapa a parcialidade e agir de forma a contribuir e interagir no contexto sócio-cultural que estamos inseridos.



Geisiane PPP-III: Como você se vê diante do que já sabe e do que precisa aprender?
Priscilla Almeida: Diante de algo que já tenho alguma compreensão vejo a necessidade sempre de um aprimoramento, e diante do que preciso aprender vejo como um desafio que me trará como recompensa o direito do saber, do conhecimento.


Geisiane PPP-III: Visto que estamos sempre aprendendo, qual deve ser a postura do educando frente ao conhecimento?
Priscilla Almeida: Ao sempre reconhecer que é impossível compreender todas as coisas em sua totalidade, e, que sempre a algo novo que se aprender.


Geisiane PPP-III: Qual a sua perspectiva para o futuro com base em seus conhecimentos educacionais?
Priscilla Almeida: Vejo um futuro desafiador, um mundo em constantes mudanças que exige de cada um de nós sempre uma continuidade nos estudos, o conhecimento e o saber é algo que devem ser compartilhados, aprendidos e exercitados diariamente para que se possa saber lidar com desafios futuros.


Geisiane PPP-III: Se você fosse um professor qual seria sua contribuição para melhorar a educação no Brasil?
 Priscilla Almeida: Procuraria mostrar o potencial de cada aluno, como cada um pode ser influente no seu meio, procuraria compartilhar o saber ao invés de impor conhecimentos, e mais importante, buscaria gerar em cada um o senso critico a vontade de transformar o contexto ao invés de se conformar com a realidade e deixar para outros decidirem coisas essências para si.




Entrevista
Aluna Gabrielle Alves
Entrevistada por Cida
Escola Municipal


A respeito de seu processo de aprendizado na sala de aula. Como a aluno se percebe frente ao que já sabe e ao que precisa aprender;


 PPPIII-Na relação entre professor e aluno, o que é importante?

Gabrielle Alves- O diálogo e a compreensão são fundamentais e acima de tudo deve haver o respeito. O professor nunca achar  que sabe tudo e  o aluno nunca achar que não sabe nada e ambos sempre estarem aptos a aprender.

PPPIII- O que significa o ensino médio pra você?

Gabrielle Alves- è um grande passo dado, mostrando-me os obstáculos superados, por isso julgo uma conquista muito grande.              

PPPIII- O Ensino Médio corresponde às suas expectativas?

Gabrielle Alves- Não totalmente, por que esperava algo mais complexo que exigisse mais de mim, enfim trazendo-me um conhecimento mais amplo levando-me a um alicerce mais fundamentado.

PPPIII- O Ensino Médio Possibilita a entrada no mercado de trabalho?

 Gabrielle Alves- Sim, pois hoje é fundamental que passemos por esse caminho, porém devemos sempre querer mais, não apenas o ensino médio, mais ir além e chegar a tão sonhada faculdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário